terça-feira, 31 de julho de 2007

Comandos para Filtrar o Resultado nos Sites de Busca

"Seus problemas acabaram". Utilize esses recursos para refinar o resuldado de suas buscas, deixando-as cada vez mais refinadas:

Se desejar encontrar a definição de alguma palavra, objeto etc., digite “define: (palavra)”.

Usar aspas no início e no fim (" "), limita a pesquisa na frase digitada.

O asterisco (*) amplia o resultado de uma pesquisa. Exemplo: se digitar Brasil*, aparecerá o resultado da pesquisa para brasileiro, brasileira etc.

Sinal de subtração (-) elimina a palavra ou a frase, para encurtar o resultado de uma busca. Exemplo: Cordilheira -dos Andes. O sinal traz as páginas que contenham qualquer cordilheira, menos a dos Andes.

O sinal de adição (+) amplia a busca e traz páginas que contenham as duas expressões Ex. “folclore brasileiro + região”.

O conectivo "e" (para buscas em site de língua portuguesa), ou "and" (para sites de busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, assim, a pesquisa traz páginas que contenham as duas expressões. Exemplo: Brasil e Angola. O resultado da pesquisa vai trazer páginas que contenham informação sobre os dois países.

"Ou" (busca em site de língua portuguesa), ou "or" (busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, para trazer páginas que contenham uma das duas palavras. Exemplo: Brasil ou Angola. O resultado da pesquisa vai mostrar informação sobre um dos dois países.

Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação http://www.educarede.org.br/

Webinvestigação – explorando sites de busca

Realizar uma busca na Internet é uma ação que exige paciência e concentração para não se perder pelos milhares de endereços e seus hiperlinks, que oferecem variadas opções de percursos.

Trata-se de uma atividade própria do atual contexto digital da sociedade.
Diferentemente do livro — em que há uma predominância da leitura linha a linha, da primeira até a última página da obra —, a Internet permite traçar infinitos caminhos não-lineares.

Ao trabalhar o procedimento de busca em sala de aula, o professor passa a valorizar o ensino e a aprendizagem da habilidade de pesquisa na Web. Como encontrar aquilo que se procura sem ceder à tentação de clicar em chamadas atraentes que nada têm a ver com o objetivo da pesquisa? É necessário interpretar as informações recebidas.

PÚBLICO–ALVO:
1º ao 4º ano do Ensino Fundamental II

OBJETIVOS:
Apresentar e explorar os recursos dos sites de busca.
Aprofundar o uso do Google.
Potencializar os processos de localização de informações na Internet.

RECURSOS UTILIZADOS:
Computador com acesso à Internet e projetor multimídia

METODOLOGIA:

ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem a respeito da pesquisa na Internet
Apresente a proposta da atividade para a classe e pergunte aos alunos quais sites de busca eles conhecem. Anote os sites citados pelos alunos no processador de textos, utilizando o projetor multimídia, para que todos acompanhem. Acrescente alguns que você já conhece: Google, Altavista, Yahoo, Cadê, Miner, UOL, Terra, Aonde, Achei.
http://www.google.com.br/http://www.altavista.com.br/http://www.yahoo.com.br/br.cade.yahoo.comhttp://www.uol.com.br/http://www.terra.com.br/http://www.aonde.com.br/http://www.achei.com.br/

DURANTE
Explorando o campo de busca

- Para explorar a busca no Google, faça uma pesquisa com o uso do projetor multimídia, explorando os recursos e comentando com os alunos. No decorrer da pesquisa, levante hipóteses com os alunos e vá tecendo comentários.

- Ao digitar um tema, o buscador encontra um número X de links, que podem ser de páginas oficiais ou pessoais. O professor pode sugerir que, no início, o aluno dê preferência aos sites oficiais.

- Oriente os alunos explicando que, para buscar informação na Internet, é preciso ser o mais específico possível. Por exemplo, se quer saber sobre folclore da região norte do Brasil, não digite apenas “folclore” no campo de busca. Assim aparecerão milhões de links no resultado, a maioria sem nenhuma relação com o que você procura. Especifique: “folclore amazônico”, “folclore argentino”, entre muitos outros.- Depois, é importante explicar alguns comandos que podem ser inseridos para filtrar o resultado e assim facilitar a busca. Veja Comandos para filtrar o resultado nos sites de busca .

Exercício de pesquisa (alunos)
Oriente os alunos a fazerem uma pesquisa a partir de um tema previamente selecionado, utilizando esses recursos. Solicite que registrem o percurso.

AVALIAÇÃO
Numa roda de conversa, peça aos alunos que socializem o tema e o percurso. Neste momento, é possível avaliar se conseguiram chegar ao resultado esperado. Caso contrário, redirecione a forma pesquisada ou reavalie o site.
Retomando os objetivos

- Os alunos foram capazes de pesquisar com autonomia?- Exploraram os recursos do Google?- Chegaram aos resultados esperados?

DESDOBRAMENTOS DA PROPOSTA

Para aprofundar o trabalho com pesquisa na Internet, veja as atividades “Controle de qualidade” e “Procurar, encontrar, escolher” deste Caderno.

É possível mostrar aos alunos alguns sites que já fizeram uma seleção prévia de conteúdos interessantes sobre temas variados. Um deles é o EducaRede, no canal Educalinks, que indica sites para pesquisa por categoria (meio ambiente, pluralidade cultural, jogos educativos, arte e cultura, entre outros).

Outros portais com serviço semelhante:
http://www.webmundi.com/links/busca.asp
http://www.ecoar.org.br/novo/links.asp
http://www.uniesp.edu.br/sp/biblioteca-links.php

Depois, o professor pode sugerir aos alunos que criem uma lista de sites comentados por eles para um determinado tema.

Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação http://www.educarede.org.br/

Os Jogos Virtuais na Escola


Numa classe de séries iniciais,
significar o jogo de Paciência:



  • Apresentando os números;

  • Ensinando a sequência numeral;

  • Exercitando a paciência;

  • Estimulando a interação em grupo;

  • Mostrando a diferença entre letras e números;

  • Significando as cores;

Componentes:


Sirlandia, Rejania, Reginaldo e Nara Lígia