terça-feira, 31 de julho de 2007

Comandos para Filtrar o Resultado nos Sites de Busca

"Seus problemas acabaram". Utilize esses recursos para refinar o resuldado de suas buscas, deixando-as cada vez mais refinadas:

Se desejar encontrar a definição de alguma palavra, objeto etc., digite “define: (palavra)”.

Usar aspas no início e no fim (" "), limita a pesquisa na frase digitada.

O asterisco (*) amplia o resultado de uma pesquisa. Exemplo: se digitar Brasil*, aparecerá o resultado da pesquisa para brasileiro, brasileira etc.

Sinal de subtração (-) elimina a palavra ou a frase, para encurtar o resultado de uma busca. Exemplo: Cordilheira -dos Andes. O sinal traz as páginas que contenham qualquer cordilheira, menos a dos Andes.

O sinal de adição (+) amplia a busca e traz páginas que contenham as duas expressões Ex. “folclore brasileiro + região”.

O conectivo "e" (para buscas em site de língua portuguesa), ou "and" (para sites de busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, assim, a pesquisa traz páginas que contenham as duas expressões. Exemplo: Brasil e Angola. O resultado da pesquisa vai trazer páginas que contenham informação sobre os dois países.

"Ou" (busca em site de língua portuguesa), ou "or" (busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, para trazer páginas que contenham uma das duas palavras. Exemplo: Brasil ou Angola. O resultado da pesquisa vai mostrar informação sobre um dos dois países.

Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação http://www.educarede.org.br/

Nenhum comentário: