terça-feira, 31 de julho de 2007

Webinvestigação – explorando sites de busca

Realizar uma busca na Internet é uma ação que exige paciência e concentração para não se perder pelos milhares de endereços e seus hiperlinks, que oferecem variadas opções de percursos.

Trata-se de uma atividade própria do atual contexto digital da sociedade.
Diferentemente do livro — em que há uma predominância da leitura linha a linha, da primeira até a última página da obra —, a Internet permite traçar infinitos caminhos não-lineares.

Ao trabalhar o procedimento de busca em sala de aula, o professor passa a valorizar o ensino e a aprendizagem da habilidade de pesquisa na Web. Como encontrar aquilo que se procura sem ceder à tentação de clicar em chamadas atraentes que nada têm a ver com o objetivo da pesquisa? É necessário interpretar as informações recebidas.

PÚBLICO–ALVO:
1º ao 4º ano do Ensino Fundamental II

OBJETIVOS:
Apresentar e explorar os recursos dos sites de busca.
Aprofundar o uso do Google.
Potencializar os processos de localização de informações na Internet.

RECURSOS UTILIZADOS:
Computador com acesso à Internet e projetor multimídia

METODOLOGIA:

ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem a respeito da pesquisa na Internet
Apresente a proposta da atividade para a classe e pergunte aos alunos quais sites de busca eles conhecem. Anote os sites citados pelos alunos no processador de textos, utilizando o projetor multimídia, para que todos acompanhem. Acrescente alguns que você já conhece: Google, Altavista, Yahoo, Cadê, Miner, UOL, Terra, Aonde, Achei.
http://www.google.com.br/http://www.altavista.com.br/http://www.yahoo.com.br/br.cade.yahoo.comhttp://www.uol.com.br/http://www.terra.com.br/http://www.aonde.com.br/http://www.achei.com.br/

DURANTE
Explorando o campo de busca

- Para explorar a busca no Google, faça uma pesquisa com o uso do projetor multimídia, explorando os recursos e comentando com os alunos. No decorrer da pesquisa, levante hipóteses com os alunos e vá tecendo comentários.

- Ao digitar um tema, o buscador encontra um número X de links, que podem ser de páginas oficiais ou pessoais. O professor pode sugerir que, no início, o aluno dê preferência aos sites oficiais.

- Oriente os alunos explicando que, para buscar informação na Internet, é preciso ser o mais específico possível. Por exemplo, se quer saber sobre folclore da região norte do Brasil, não digite apenas “folclore” no campo de busca. Assim aparecerão milhões de links no resultado, a maioria sem nenhuma relação com o que você procura. Especifique: “folclore amazônico”, “folclore argentino”, entre muitos outros.- Depois, é importante explicar alguns comandos que podem ser inseridos para filtrar o resultado e assim facilitar a busca. Veja Comandos para filtrar o resultado nos sites de busca .

Exercício de pesquisa (alunos)
Oriente os alunos a fazerem uma pesquisa a partir de um tema previamente selecionado, utilizando esses recursos. Solicite que registrem o percurso.

AVALIAÇÃO
Numa roda de conversa, peça aos alunos que socializem o tema e o percurso. Neste momento, é possível avaliar se conseguiram chegar ao resultado esperado. Caso contrário, redirecione a forma pesquisada ou reavalie o site.
Retomando os objetivos

- Os alunos foram capazes de pesquisar com autonomia?- Exploraram os recursos do Google?- Chegaram aos resultados esperados?

DESDOBRAMENTOS DA PROPOSTA

Para aprofundar o trabalho com pesquisa na Internet, veja as atividades “Controle de qualidade” e “Procurar, encontrar, escolher” deste Caderno.

É possível mostrar aos alunos alguns sites que já fizeram uma seleção prévia de conteúdos interessantes sobre temas variados. Um deles é o EducaRede, no canal Educalinks, que indica sites para pesquisa por categoria (meio ambiente, pluralidade cultural, jogos educativos, arte e cultura, entre outros).

Outros portais com serviço semelhante:
http://www.webmundi.com/links/busca.asp
http://www.ecoar.org.br/novo/links.asp
http://www.uniesp.edu.br/sp/biblioteca-links.php

Depois, o professor pode sugerir aos alunos que criem uma lista de sites comentados por eles para um determinado tema.

Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação http://www.educarede.org.br/

Nenhum comentário: