segunda-feira, 21 de maio de 2007

Como salvar vídeos do Youtube

Muitas vezes encontramos um vídeo no YouTube que gostaríamos de incluir em nossas atividades de sala de aula, mas isto é inviabilizado por não termos Internet nas salas. Então, a solução seria gravar o vídeo do YouTube. E como podemos fazer isso? inicialmente isto é um problema porque o YouTube não disponibiliza esta ação diretamente no seu site. Mas a própria rede, através de seu coletivo, trás as soluções para os problemas criados. Então, levei "o meu problema" para rede.

Em um site de busca coloquei entre aspas "download de vídeos do YouTube" e mandei pesquisar na Web, obtive inúmeras dicas. Dentre elas a que considerei mais prática foi a de utilizar o site http://www.zamzar.com/ e o internauta o Prof. Eziquiel Menta, até disponibilizou um vídeo que orienta como baixar o vídeo do YouTube e convertê-lo para leitura em programas mais conhecidos, podendo então gravá-los em CD ou DVD.

Experimentei e foi maravilhoso, então coloquei abaixo os 10 passos para baixar e converter vídeos do YouTube:
  1. Acesse o site http://www.zamzar.com/
  2. Em Step 1 clique URL a caixa se transformará, adicione então o endereço do vídeo, que será convertido e gravado, copiando-o do YouTube ex.: http://www.youtube.com/watch?v=fvdlkgjE8l0. Observe que na caixa já está digitado http:// portanto cuidado para não repetí-lo. clique então em Add URL.
  3. Em Step 2 clique na setinha e selecione o formato do vídeo ex.: mpg
  4. Em Step 3 acrescente seu e-mail
  5. Em Step 4 clique em convert
  6. Aparecerá uma mensagem avisando que iniciará a conversão clique em OK
  7. Aguarde a conversão até aparecer o informe de que a mensagem foi enviada para seu e-mail
  8. Abra seu e-mail e na mensagem enviada por Zamzar Conversions clique no link abaixo do texto "Alternatively click on the following link to download a copy of your converted file:"
  9. Na janela que se abre clique no botão Download Now
  10. Aparece uma janela com a opção de salvar, então clique na opção Salvar, escolha a pasta que colocará o vídeo, coloque o nome do vídeo ex.: O menino, a favela e a tampa da panela e clique no botão Salvar, aguarde enquanto o vídeo é baixado

E fim! Agora o vídeo já está gravado no computador podendo ser gravado em outras mídias.


Depois desta dica não teremos mais problema em conseguir vídeos do YouTube para utilizá-los em nossas aulas ou outros fins. O site Zamzar também serve para outras conversões dê uma navegada e descubra.

Nenhum comentário: