- Escolher o layout do Slide (de título; título e texto; texto imagem ou em branco)
- Colocar um título do que será discutido;
- Criar um slide como sumários, a partir dele introduzir os links para cada página que discutirá o assunto correspondente;
- Escolher imagem para o fundo do Slide
- Introduzir texto, imagem e efeitos personalizados
- Incluir transição entre os slides
- Inserir botões de acção:
–Apresentações / botões de acção - Inserir hiperlinks
–Inserir hiperlinks em palavras ou imagens para páginas na web - Salvar com a terminação .ppt e também salvar com a terminação .pps
- Legibilidade
–Texto em tópicos
–Contraste de cores
–Tipo/Tamanho das letras
–Espaçamento entre caracteres
–da opção por MAIÚSCULAS /minúsculas - Visibilidade
–Nº de linhas por diapositivo:10 ou 14
–Nº de palavras por linha: 6 ou 4 - Organização
–Organizar todos os dados visuais segundo formas o mais simples possíveis;
–Favorecer a esquerda sobre a direita
–Favorecer a parte superior sobre a parte inferior
- Pelo professor ( para toda a turma), servindo de organizador e estruturador de ideias. Os alunos podem usufruir de uma apresentação da matéria bem organizada pelo professor.
- Pelo professor, disponibilizando a sua apresentação na Internet, com propostas/ tarefas curriculares para os alunos.
- Pelos alunos, na apresentação de trabalhos propostos pelos professores das várias disciplinas.
- Pelos alunos em trabalho na aula, a partir das propostas lançadas pelos professores e que possam (ou não) estar online.
Utilizar o slides de apresentação pode ajudar a:
- Organizar idéias e conceitos
- Melhorar a gestão do tempo de apresentação
- Melhorar a gestão do supérfluo, recaindo a tónica sobre o que vale mesmo a pena incluir
- Simplificar o que às vezes não é simples
- Os ouvintes podem usufruir de uma apresentação do conteúdo bem organizado.
Referência:
CAETANO, Isabel. Utilização do PowerPoint com finalidades educativas. PowerPoint. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário