segunda-feira, 21 de maio de 2007

O Blog na Pesquisa

Indicamos a produção de um blog para acompanhamento da pesquisa que será desenvolvida ao longo do curso. No blog pode conter o diário de campo, suas reflexões, links para outras pesquisas relacionadas com a sua, links para sites de busca, inclusive colocando a caixa de pesquisa diretamente no blog, links para o site de e-mail dentre outros. No desenvolvimento do seu projeto ou monografia você poderá copiar e colar muitas das escritas que postou, facilitando a construção do seu trabalho.

José Carlos Libâneo denuncia que há “indícios de que o uso do computador nas escolas dificilmente ultrapassa a experiência de aprender ‘sobre’ o computador”. Ultrapassando este propósito, ao tempo que estamos aprendendo sobre o blog, estamos utilizando-o para facilitar, registrar e socializar o andamento de nossa pesquisa.

Ao considerar que em tudo que fazemos precisamos primar pela estética e também estamos utilizando esta atividade como uma forma de aprender a produzir o blog, buscando conhecer o seu potencial, devemos colocar imagens na postagem e também escolher imagens como elemento de página, neste caso a imagem fica fixa, não se deslocando com a inclusão de postagens, se a imagem for do campo de estudo mais perfeito ainda.

Incluir vídeo é uma outra ação importante para aprendermos, então vamos buscar vídeos no YouTube que possam ter relação com o estudo que está sendo realizado.

Na rede podemos encontrar pérolas para a pesquisa e que pode nos ajudar bastante. Uma delas é um site http://more.rexlab.ufsc.br/ , criado por um grupo da UFSC, que constrói as referências bibliográficas mediante a inclusão das informações por ele solicitadas. Cadastre-se nele e a partir daí tenha suas referências guardadas e rigorosamente formatadas segundo a ABNT. Também este link devera ser colocado em seu blog com o título: Referências.

Você tem a opção de permitir a vizualização do blog por qualquer pessoa ou apenas para quem você desejar. Então, se for escrever informações que não deseje compartilhar, a exemplo do diário de campo, você pode criar um blog restringindo o acesso. Basta para isto que eleja a opção desejada acionando as guias:

ConfiguraçõesPermissõesLeitores do blog - Quem pode visualizar este blog?

E escolher:

Qualquer pessoa ou Somente as pessoas que eu escolher ou Somente autores do blog


Portanto, para a atividade de aprendizagem sobre blog escolhemos o "blog na pesquisa" e nele deve estar presente para o nosso caso:

Clique aqui e visite um exemplo de blog Mestre Diário.

Clique aqui e assista a um vídeo sobre Blog

Um comentário:

Ana Maria Neves disse...

Olá,
Passei por aqui e encontrei uma referência ao meu blogue e a um vídeo que realizei no âmbito do meu mestrado. Venho agradecer-lhe essas referências e dar-lhe os parabéns pelo seu blogue.